domingo, 1 de outubro de 2017

Filipa (s)em Dieta #1

Muito se fala das panquecas para substituir o pão, seja para o pequeno almoço ou para os lanches. Com farinhas especiais, sem farinhas, sem açúcar, com adoçante ou mel, com ou sem fruta... as opções são mil e uma. Mas confesso que nunca me apeteceu muito experimentar. Sou uma adepta ferrenha do pão, o mais tradicional possível. Então se for uma carcaça, é a melhor coisa que me podem dar. Mas dizem os entendidos que, se queremos eliminar a barriguinha, devemos começar por cortar exatamente no pão. 
Mas decidi experimentar, decidida que estou a eliminar os quilos a mais. Escolhi duas receitas que incluíssem fruta, pois o facto de serem adocicadas podia ajudar a cativar o meu paladar. Tinha em casa bananas e maçãs e foi isso mesmo que serviu. As receitas são rápidas de fazer e optei por me agarrar ao fogão e fazer panquecas para todos, para a semana inteira. Depois de frias foi só congelar separadas em saquinhos e na noite anterior deixo a descongelar. 
Não gosto de as comer carregadas de mel ou de compota, como muito se vê por aí. Resolvi experimentar fazer uma sanduiche. Duas panquecas e uma fatia de queijo. Maravilhoso!!! Não é um pãozinho branco com queijo ou manteiga, mas sabe muito bem. Adoro o contraste entre o doce e o salgado. Tenho a certeza de que um dia destes terei de recorrer ao pãozinho, mas enquanto me aguentar é lucro! Não sou, nem quero ser, radical! Quero comer o que gosto, mesmo que seja menos saudável. Só não tenho que o fazer todos os dias.

Assim sendo, aqui vão as receitas das panquecas (não sei de onde as tirei, mas não acredito que as receitas tenham um dono, de tão simples que são. Mas se andar por aí o dono, é só levantar a mão).




Panquecas de banana e aveia



















Ingredientes:
1 banana
2 colheres de sopa de aveia
2 ovos

Triturar tudo com a varinha mágica e levar pequenas porções ao lume, numa frigideira anti-aderente.
Se preferirem podem esmagar a banana com o garfo e juntar o ovo e a aveia à mão. Se gostarem podem adicionar canela.


Panquecas de maçã e aveia



















Ingredientes:
1 maçã
1 ovo
4 colheres de sopa de aveia
100 ml de leite ou água

Triturar tudo com a varinha mágica e levar pequenas porções ao lume, numa frigideira antiaderente. Se gostarem podem adicionar canela.



Posso-vos garantir que são as duas ótimas, sendo que as de banana são mais doces e ficam mais fofinhas. Agora tudo a correr para a cozinha, que ainda estão a tempo de preparar umas quantas para a semana que vai começar. E guardem uma ou duas para mais logo, com um chazinho a acompanhar.




Sem comentários:

Enviar um comentário